10
Set
09

Montando um Portfolio

 

Independente da área de atuação montar um bom portfolio deve ser uma das primeiras preocupações do fotógrafo. Ele terá duas funções básicas: Mostrar aos seus clientes a qualidade do seu trabalho e também irá ajudar ao próprio fotógrafo a quantificar a evolução das sua imagens ao longo dos anos.

É incrível como um trabalho que consideramos exelente num dado momento passa a ser visto de forma bem mais crítica conforme nos aprimoramos com o tempo. Por isso o portfolio deve sempre ser renovado e atualizado.

Portfolio impresso ou digital?

Ter um site ou mesmo um Flickr ajuda a mostrar suas imagens a um grande número de pessoas. Mas quando a idéia é mostrar para quem realmente interessa, o cliente, aí o bom e velho portfolio impresso é fundamental.

O que o portfolio deve conter?

 Um portfolio não é apenas um conjunto de boas imagens. Elas devem conter algum tipo de amarração umas com as outras e um tema específico. Portfolio de natureza é uma coisa, de estúdio é outra completamente diferente. Se você faz mais de um tipo de trabalho considere a idéia de ter mais de um portfolio. O fato do seu portfolio ter começo-meio-e-fim irá mostrar a sua capacidade de edição de imagens.

Quantas imagens o portfolio deve conter?

Muitas imagens tornam a leitura cansativa. Poucas tornam a apresentação pobre. Entre 12 e 20 imagens dá para passar o seu recado sem grandes problemas. É legal pensar num sistema em que imagens possam ser adicionadas ou excluidas em função da necessidade da apresentação.

Qual o melhor acabamento?

O portfolio pode ser pequeno ou grande, com folhas soltas ou presas… O importante é que tenha um acabamento impecável, nas ampliações e no suporte, que mostre a sua preocupação e cuidado com aquilo que você produz. O uso de materiais originais e criativos também ajudam a contar pontos.

Fotolivro é uma opção moderna que realmente dá um acabamento bom e permite uma composição mais livre que um álbum comum. Você pode conseguir o programinha para compor os livros em gráficas que produzem esse tipo de material como a Digipix em São Paulo.
Uma dica de acabamento que acho interessante e que pode ser aplicada  nas ampliações fotográficas é a laminação fosca: Uma fina película de material plástico é estendida sobre o papel e adere ao mesmo por aplicação de calor.

Além de proteger o papel a laminação evita reflexos na superfície do material tornando a leitura mais agradável. Sujou? É só passar um paninho úmido que resolve!

Além das fotos o que mais o portfolio deve conter?

Um CD – com as fotos e link para o seu site – a ser deixado com o cliente são complementos interessantes. Também é  importante ter uma página no início do portifólio fazendo uma breve apresentação sua e de seu trabalho. Isso é especialmente útil se você deixar o portifolio em um processo de seleção em alguma agência ou redação.

O que exatamente significam os termos “tema” e “linguagem” de um portfolio?
 
Tema pode ser traduzido por “assunto”. Por exemplo: Posso ter como tema as ruas de São Paulo, os índios Guaranis ou uma festa de casamento.

Já a linguagem é a forma como esse tema é captado. Por exemplo: Imagens captadas com uma visão de fotojornalismo, documental, abstrata, publicitária, científica, etc.

Portanto você pode ter um portifólio que explore diversos temas dentro de uma linguagem padronizada.

O grande segredo é tentar se colocar no lugar da pessoa para quem o portifólio vai ser apresentado. O que essa pessoa quer ver? Se você procura uma vaga como assistente em um estúdio fotográfico, o seu “alvo” obviamente serão fotógrafos publicitários. É muito mais eficiente apresentar para esses fotógrafos imagens voltadas para a área deles do que para fotojornalismo, por exemplo. Afinal é a sua capacidade de produzir (e entender) imagens com uma linguagem publicitária que vai estar sendo avaliada.

Quando avalio o portifólio de um candidato aqui na Agência o que menos me chama a atenção é a qualidade técnica das imagens. Até porque com os recursos disponíveis hoje em dia (tanto de captação como de edição de imagens) produzir uma imagem de qualidade não é nenhum bicho de sete cabeças. Produzir uma fotografia com qualidade não é diferencial, é obrigação do fotógrafo.

Então aonde mora o diferencial? O que me leva a optar por um portifolio e não por outro? Capricho criatividade, cuidado na apresentação, síntese, edição… Esses detalhes ocultos nas entrelinhas do conjunto do trabalho é que vão determinar quem fica com a vaga.

Como editar as imagens?
Existem infinitas maneiras de criar um conjunto de imagens. O último portfolio que montei, por exemplo, foi feito com imagens capturadas ao longo de uns oito anos em diversos locais e situações, mas que quando reunidas passaram a contar uma historinha sobre a formação e a busca da identidade brasileira.

O ato de reunir um conjunto de imagens chama-se edição. E é uma dessas coisas na vida sobre a qual é mais fácil falar do que fazer! Mas existem algumas questões básicas que, quando resolvidas (mesmo que parcialmente), podem te ajudar bastante no processo:

- Definir uma mensagem: O que você tem a dizer através da sua fotografia? Você pode definir primeiro qual a sua mensagem e então sair em busca das imagens ou olhar para o material que você já tem e buscar enxergar um contexto dentro dele. Os dois caminhos são exercícios de autoconhecimento maravilhosos. Aproveite intensamente!

- Desapego: A única coisa certa no processo de edição é que editar dói! Ao editar devemos pensar no peso que o conjunto de imagens carrega e não no peso individual de cada fotografia. Aquela foto que você acha maravilhosa pode matar um conjunto. Por outro lado uma foto que sozinha não é lá grande coisa, pode ser o ponto de amarração que estava faltando na sua mensagem. Prepare-se! Coisas boas vão ter que cair fora! E isso fatalmente vai doer, mas é o preço a pagar por uma mensagem enxuta com começo, meio e fim.

- O alvo: Também é importante pensar sempre em quem vai ver essas imagens. Qual é o SEU alvo? É um trabalho pessoal onde você busca a sua forma de expressão? É um trabalho de apresentação comercial? Se você pretende conseguir uma vaga como assistente num estúdio publicitário, apresentar fotos de fotojornalismo não vai ajudar muito. E vice-versa. Fazer um teatrinho e se colocar no lugar do espectador e suas devidas expectativas ajuda barbaridade!
Como criar uma narrativa dentro da edição?
Ter “começo, meio e fim” significa que o conjunto das imagens deve ter uma amarração. Ou seja: Elas não devem ser pensadas isoladamente, mas em conjunto.

Assim uma foto muito boa isoladamente pode perder a vez para uma menos impactante, mas que casa melhor com o conjunto apresentado. Uma boa maneira de observar isso é lendo (bons) livros fotográficos e tentar entender a narrativa proposta pelo editor.

O pior lugar do mundo para editar o seu trabalho é no computador, pois nele é difícil observar as imagens em conjunto.

Tente o seguinte exercício:

Faça algumas cópias 10×15 das imagens que você considera interessantes e coloque com imãs na porta da sua geladeira. Ao longo de alguns dias (pelo menos uma semana) vá reorganizando essas imagens em uma seqüência. Tire e coloque outras novas conforme achar necessário.

Depois de algum tempo numere a seqüência no verso das fotos e marque um encontro com alguns amigos num bar. Leve as fotos e peça para que eles comentem a seqüência (e não as fotos!). As respostas podem ser muito interessantes, se vocês fizerem isso antes de beberem demais.

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31 Responses to “Montando um Portfolio”


  1. 1 Julio Cezar Rosa
    09/03/2010 às 21:28

    Obrigado pelo conteudo, me ajudou muito.

  2. 4 Acácio César
    02/06/2010 às 13:59

    otimas dicas! Serão de grande utilidade. Parabens!

  3. 6 Mariana Oliveira
    26/07/2010 às 14:44

    Obrigada pelas dicas. Vão valer muito. Estou começando agora e ainda estou meio perdida…
    Um abraço.

  4. 8 Alisson Carriel da Silva
    26/01/2011 às 17:39

    Olá

    Meu nome é Alisson Carriel da Silva, sou fotojornalista.
    Eu moro em Buenos Aires há 6 anos e aprendendo muito nesse tempo aqui.

    Amo a fotografia e pretendo criar novos projetos para esse ano de 2011 referente a fotojornalismo.

    Gostaria sim de continuar o contato por email ou outros meios porque creio que uma experiencia de outro sem soma para aprender.

    Aqui procuro oportunidades na àrea de Fotojornalismo ee certamente encontrarei.
    Sou apaixonado por America Latina, porque depois de 9 anos vivendo e trabalhando em diversos países da Africa , hoje posso ver quem sou sendo um latino.

    Muito obrigado!!!!
    Enfim, aguardo noticias,
    abrazo,
    Alisson Carriel da Silva

  5. 02/02/2011 às 15:43

    Olá Fernando,
    Muitíssimo útil suas dicas! Preciso montar meu portfólio pra algumas agências e estava com umas dúvidas cruéis esclarecidas por você!
    Parabéns.

  6. 12 Graziela
    10/02/2011 às 23:39

    OI FER:

    pôxa, excelentes dicas, hein!? Esse é um dos trabalhos que vou adorar fazer. Me deixou com mais vontade ainda de participar do primeiro workshop de Leitura de Portfólios deste ano! Não vejo a hora! Já vou preparar meu material!!!!Só você mesmo!(caiu do céu!)por aqui não tenho esse apoio não…aqui é “olho por olho e dente por dente” e salve-se quem puder!…bjs

  7. 13 Orlando Mateus
    02/03/2011 às 10:59

    Bom dia, gostei muito das dicas e o trabalho. Gostei também muito das musicas escolhidas, muito bom gosto. Poderia me passar os nomes ou me enviar por email?

  8. 30/08/2011 às 18:59

    Artigo muito bom e que com ctz ajudará bastante.

  9. 16 Anastácia Vaz
    18/11/2011 às 22:41

    Obrigada pelas dicas!

  10. 09/04/2012 às 18:03

    OI…também estou pensando em montar um portfólio…adoro fotografar e gostaria da sua opinião sobre minhas fotos…tenho várias postadas no face…se puder olhar … Obrigada!

  11. 18 Eurides Junior
    30/06/2012 às 13:25

    Ola! Existe uma formula que define quando uma fotografia é de potencial jornalístico? Gostaria de receber algumas dicas sobre como conseguir fotos de cunho jornalístico…Obrigado.

  12. 19 Juliana Zorzanelo
    24/08/2012 às 09:20

    Curti muito e com certamente colocarei em prática .

  13. 21 Carol Silveira
    27/08/2012 às 15:15

    Nossa, foi uma ajuda e tanto!! Ótimo o blog!

  14. 16/10/2012 às 13:01

    Muito bacana as dicas Fernando , não é nada facil para os iniciantes estou na luta tenho que praticar e praticar.

  15. 25 Fernanda Constantino
    16/01/2013 às 12:27

    Fernando! Muitíssimo obrigada por este blog, estou em busca do meu primeiro emprego na área de fotografia e este texto está me ajudando MUITO na montagem do meu primeiro portifólio. Muito sucesso e muita luz na sua carreira!

  16. 27 Danniel
    23/02/2013 às 00:55

    Olá, gostei muito das dicas.
    você por acaso pode me indicar alguma grafica que faça a impressão e o acabamento?
    Obrigado!

  17. 15/04/2013 às 11:03

    Excelente post Fernando! Muito claro e didático. Compartilhei!

  18. 24/10/2013 às 18:11

    Bom, ainda não sou fotografo. :(
    mais queria saber como fazer para criar um portfólio de Editor de imagens? de preferência fotos publicitárias. seria o mesmo processo?
    se tiver como me ajudar ficarei muito grato. Abraço.

    • 05/11/2013 às 13:57

      Olá Antônio!

      Minha sugestão é começar pelo começo. Se você ainda não é fotógrafo concentre-se em se tornar um. Estude, leia, experimente e principalmente pratique! Não pense em montar um portfólio logo de cara. Entenda primeiro o que é a profissão, como a fotografia funciona com e para você. A formação do seu portfólio irá começar a acontecer naturalmente quando sua fotografia começar a se definir. E te deixo uma sugestão de leitura: Making Of: Revelações sobre o dia-a-dia da fotgrafia. Newton Cesar & Marco Piovan – Ed. Senac


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Sobre o Autor:

Fotojornalista com trabalhos publicados em alguns dos principais jornais e revistas nacionais, tais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Istoé, entre outros.

Atualmente dirige a Agência Fotográfica Lunapress e também é docente do SENAC lecionando fotografia na unidade Jundiaí.

Colabora com diversos bancos de imagens internacionais com destaque para a iStockphotos e a Getty Image para os quais fornece principalmente imagens sobre a América Latina.

Fotografou para diversos veículos institucionais e é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de fotografia em “hight-speed” adotada pela Faculdade de Engenharia de Minas da USP para registrar o comportamento de partículas em reatores de flotação.

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