10
Set
09

10 itens desprezados

O equipamento fotográfico não é só composto de câmeras. Existe uma série de acessórios (alguns muito baratos e simples) que tornam a vida do fotógrafo bem mais sossegada. Só que muitas vezes esses objetos são negligenciados…

1- Tripé: Absolutamente indispensável em um estúdio ou em fotografia noturna, o tripé acaba se mostrando útil até mesmo em condições onde poderia ser dispensado. Fotografar uma paisagem utilizando um tripé, por exemplo, permite muito mais atenção a composição e as linhas, do que trabalhar com a câmera na mão.

2- Filtro UV: Proteje o elemento frontal das objetivas do contato com sujeira e até mesmo de choque mecânicos. É sempre mais barato trocar um filtro riscado do que uma objetiva.

3- Rebatedor de flash. Uma simples folha de papel sulfite dobrada em forma de triângulo e presa por um elástico na cabeça de flash muda completamente a qualidade da luz. Alguns flashes já vem com um pequeno rebatedor de plástico embutido, mas acredite: Nada supera a boa e velha folha de papel.

4- Cabo de extensão para flash: Tirar o flash da câmera aumenta consideravelmente as possibilidades de conseguir uma luz mais natural e criativa.

5- Lente normal (50mm): É uma lente quase sempre desprezada pelos fotógrafos, mas possui características muito interessantes. Devido a suas particularidades de construção é uma lente clara, pequena e barata.

6- Pêra de limpeza: Embora existam modelos disponíveis em qualquer loja de equipamentos fotográficos, as melhores são as utilizadas para ducha vaginal que podem ser encontradas na casas de materiais cirurgicos.

7- Filtro Polarizador: Literalmente não saia de casa sem ele! Em trabalhos externos ele quase sempre ajuda a melhorar a qualidade das cores e a diminuir reflexos.

8 – Filtros amarelo, laranja e vermelho: Mesmo em tempos de Photoshop eles continuam fazendo maravilhas por quem trabalha em P&B.

9- Bolsa ou mochila para carregar o equipamento? Nem uma coisa nem outra: O Now Bomb tem suas origens nos equipamentos militares e é uma maravilha em termos de funcionalidade e ergonomia sendo especialmente indicados para fotojornalismo e fotografia de natureza. O Jorge Araújo http://www.jorgearaujo.com.br/ fabrica um modelo muito bom. A Alvha Cases também tem um modelo fabricado num exelente material.

10- Cartão de visitas: Pode parecer incrível mas muitos fotógrafos andam por aí sem um. Como nunca se sabe quando uma oportunidade vai aparecer mantenha sua carteira devidamente abastecida de cartões!


0 Responses to “10 itens desprezados”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Sobre o Autor:

Fotojornalista com trabalhos publicados em alguns dos principais jornais e revistas nacionais, tais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Istoé, entre outros.

Atualmente dirige a Agência Fotográfica Lunapress e também é docente do SENAC lecionando fotografia na unidade Jundiaí.

Colabora com diversos bancos de imagens internacionais com destaque para a iStockphotos e a Getty Image para os quais fornece principalmente imagens sobre a América Latina.

Fotografou para diversos veículos institucionais e é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de fotografia em “hight-speed” adotada pela Faculdade de Engenharia de Minas da USP para registrar o comportamento de partículas em reatores de flotação.

Imagens da América do Sul

Imagens do Brasil


%d bloggers like this: