10
Set
09

Sobre carros e câmeras:

Já notaram que entre carros e câmeras existem muitas semelhanças?

Expedição ao Salar de Uyuni

Ninguém vira motorista pelo fato de ter adquirido um carro. É necessário estudar e dominar um mínimo de teoria, além de uma prática razoável para que o aspirante a motorista possa seguir com o seu carro até aquela praia no fim de semana.

Do mesmo modo comprar uma câmera não faz de ninguém um fotógrafo. E mais: Não conheço nenhuma pessoa que tenha aprendido a dirigir apenas lendo o manual do carro, assim como não conheço alguém que tenha se tornado fotógrafo simplesmente lendo o manual de instruções da câmera. Nos dois casos não existe milagre: É necessário estudar e praticar.

No carro existem os princípios básicos de acelerador – embreagem – freio e na fotografia temos o trio velocidade – abertura – sensibilidade. Isso é o mínimo do mínimo que se deve dominar para tentar dar uma volta no quarteirão: Com o carro ou com a câmera!

Carros caros e sofisticados exercem um grande fascínio sobre as pessoas, assim como as câmeras de última geração. Mas nem sempre o carro ou a câmera recém lançados com as últimas novidades tecnológicas são a melhores opções em termos de custo x benefício.

Existem carros para todos os gostos, aplicações e bolsos. E eles devem ser escolhidos de acordo com as suas expectativas. Se você pretende ser um piloto de corrida, aquele Fusca velho que era da sua avó e estava empoeirando na garagem nos últimos 30 anos não vai resolver o seu problema. Mas se você pretende ser um colecionador, o mesmo Fusca passa a ter um valor inestimável.

Portanto aquela Pentax K-1000 que você desenterrou do fundo do baú pode lhe render imagens e experiências maravilhosas. Mas ela não é uma Ferrari. Se você tentar competir com ela nas duras pistas do mercado fotográfico profissional irá se decepcionar!

No momento em que passamos a encarar a fotografia como opção de carreira a nossa relação com o equipamento muda. O que antes era um custo passa a ser um investimento. Assim como um taxi para o taxista. Do que um taxista precisa? De um carro confiável, confortável, com bom custo x benefício e que atenda as necessidades dos seus passageiros. Menos do que isso ou mais do que isso não são boas opções de negócio.

Por fim: Você compraria um carro fabricado pela Brastemp? Olha… O carro pode até ser bom, mas eu particularmente me sentiria mais seguro investindo o meu suado dinheirinho em algo com uma tradição mais sólida como a Volkswagen ou a Chevrolet. Se você pretende fazer da sua câmera a sua ferramenta de trabalho vá de Canon ou Nikon.


1 Response to “Sobre carros e câmeras:”


  1. 1 Valentina
    10/11/2009 às 00:15

    Qual modelo da Nikon vc me aconselha para iniciar?

    Abraço…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Sobre o Autor:

Fotojornalista com trabalhos publicados em alguns dos principais jornais e revistas nacionais, tais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Istoé, entre outros.

Atualmente dirige a Agência Fotográfica Lunapress e também é docente do SENAC lecionando fotografia na unidade Jundiaí.

Colabora com diversos bancos de imagens internacionais com destaque para a iStockphotos e a Getty Image para os quais fornece principalmente imagens sobre a América Latina.

Fotografou para diversos veículos institucionais e é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de fotografia em “hight-speed” adotada pela Faculdade de Engenharia de Minas da USP para registrar o comportamento de partículas em reatores de flotação.

Imagens da América do Sul

Imagens do Brasil


%d bloggers like this: