10
Set
09

O SEBRAE

O SEBRAE é uma agência governamental que tem por objetivo dar apoio a pequenas empresas.

Muitas vezes o fotógrafo não se vê como uma empresa e isso é um grande erro. Mesmo um trabalho “simples” em fotografia, como por exemplo, cobrir um evento, requer toda uma cadeia de ações que envolve, marketing, fornecedores, venda, contrato, logística, cobrança, tributação, etc.

E para cada uma dessas ações existem técnicas específicas. E aí entra o SEBRAE já que escolas de fotografia formam fotógrafos e não empreendedores.

Através do SEBRAE é possível participar de cursos e palestras de orientação, obter consultoria, comprar publicações entre outras coisas. Mesmo se na sua cidade não existir uma unidade do SEBRAE é possível participar de cursos on-line como o “Aprendendo a Empreender” cuja programação está disponível em http://www.ead.sebrae.com.br/

Fotógrafos em geral são péssimos negociantes, afinal nossas mentes são mais voltadas para a criação do que para matemática financeira. Mas conhecer o be-a-bá dos negócios é vital para sobreviver no mercado de hoje.

Um programa especialmente interessante do SEBRAE é o EMPRETEC:

http://www.sebraesp.com.br/educacao/melhorando_empresa/empretec


0 Responses to “O SEBRAE”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Sobre o Autor:

Fotojornalista com trabalhos publicados em alguns dos principais jornais e revistas nacionais, tais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Istoé, entre outros.

Atualmente dirige a Agência Fotográfica Lunapress e também é docente do SENAC lecionando fotografia na unidade Jundiaí.

Colabora com diversos bancos de imagens internacionais com destaque para a iStockphotos e a Getty Image para os quais fornece principalmente imagens sobre a América Latina.

Fotografou para diversos veículos institucionais e é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de fotografia em “hight-speed” adotada pela Faculdade de Engenharia de Minas da USP para registrar o comportamento de partículas em reatores de flotação.

Imagens da América do Sul

Imagens do Brasil


%d bloggers like this: