11
Set
09

Como escolher o equipamento?

Sugerir uma câmera para outra pessoa é sempre uma questão complicada, pois considero essa uma escolha muito pessoal. Existem muitas variáveis envolvidas: É para hobby ou para se profissionalizar? Quanto a pessoa pode investir num equipamento? Qual o seu gosto pessoal?

Sem contar que existe uma enxurrada de marcas e modelos invadindo o mercado numa competição desenfreada que deixa qualquer um desorientado.

Mas sempre tem umas regrinhas que podem ajudar, pense a respeito:
– Quais são as características do equipamento que VOCÊ realmente necessita? Fotógrafos de still ou retratos não precisam de lentes extremamente claras para começar a trabalhar… Fotógrafos de pássaros fatalmente necessitam de boas teleobjetivas e fotojornalismo requer câmeras robustas. Qual a SUA real necessidade?
Somente após definir essa questão é que dá pra começar a escolher o que comprar.
– Existe um equipamento que seja “total flex”e resolva da melhor forma qualquer questão dentro da fotografia? A resposta é simples: Não!
– Não tenha medo de comprar a câmera errada, pois você VAI comprar a câmera errada! Afinal com o tempo você irá amadurecer e suas necessidades mudarão.
– Pelamordedeus! Esqueça essa bobagem de megapixels!!! Existem fatores muito mais importantes para se levar em conta na dinâmica da formação da imagem do que a quantidade de pixels da dita cuja!
– Cuidado com a sedução! Quem realmente precisa das maravilhas oferecidas pelo último grande lançamento do mercado? A sua fotografia ou o seu ego?
– E não custa nada lembrar: boas lentes são mais importantes do que boas câmeras. E as lentes vão te acompanhar por muito mais tempo do o corpo das câmeras. Sempre vale a pena economizar no corpo e investir numa lente melhor!
Quando as coisas estiverem mais claras em relação procure por sites como http://www.dpreview.com/ e faça comparativos entre entre os equipamentos que atendam as suas espectativas para definir qual o melhor custo benefício.
Boa sorte!


0 Responses to “Como escolher o equipamento?”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Sobre o Autor:

Fotojornalista com trabalhos publicados em alguns dos principais jornais e revistas nacionais, tais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Istoé, entre outros.

Atualmente dirige a Agência Fotográfica Lunapress e também é docente do SENAC lecionando fotografia na unidade Jundiaí.

Colabora com diversos bancos de imagens internacionais com destaque para a iStockphotos e a Getty Image para os quais fornece principalmente imagens sobre a América Latina.

Fotografou para diversos veículos institucionais e é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de fotografia em “hight-speed” adotada pela Faculdade de Engenharia de Minas da USP para registrar o comportamento de partículas em reatores de flotação.

Imagens da América do Sul

Imagens do Brasil


%d bloggers like this: