11
Mar
10

Reproduzindo pinturas

Fotografar telas na minha opinião é uma das tarefas mais ingratas com a qual um fotógrafo pode se deparar.

Arcanjo Gabriel - Ricardo Tabarcachi - Óleo sobre tela

Para realizar reproduções em um atelier ou estúdio, temos que tomar alguns cuidados para obter um controle maior sobre a fotografia.

O jeito mais simples de resolver a luz é utilizando luz natural, especialmente se a tela a ser reproduzida for a base de tinta óleo. Esse tipo de material possui uma textura irregular com superfície brilhante que provoca reflexos em qualquer tipo de luz que não seja extremamente difusa. Se não for possível usar a luz natural faça algumas experiências com luz contínua rebatida no teto, paredes e também no piso, para obter uma luz o mais homogênea possível.

Porém a luz do dia requer uma atenção especial quanto ao balanço do branco, já que não possui uma temperatura de cor constante. O melhor caminho é um ajuste manual do branco (de preferência através de um colorímetro) para garantir uma reprodução fiel das cores.

A perspectiva também requer atenção: Usar um cavalete com altura regulável para sustentar a tela em frente ao tripé facilita o trabalho e é bem mais simples e barato do que uma lente com correção de perspectiva.


0 Responses to “Reproduzindo pinturas”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Sobre o Autor:

Fotojornalista com trabalhos publicados em alguns dos principais jornais e revistas nacionais, tais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Istoé, entre outros.

Atualmente dirige a Agência Fotográfica Lunapress e também é docente do SENAC lecionando fotografia na unidade Jundiaí.

Colabora com diversos bancos de imagens internacionais com destaque para a iStockphotos e a Getty Image para os quais fornece principalmente imagens sobre a América Latina.

Fotografou para diversos veículos institucionais e é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de fotografia em “hight-speed” adotada pela Faculdade de Engenharia de Minas da USP para registrar o comportamento de partículas em reatores de flotação.

Imagens da América do Sul

Imagens do Brasil


%d bloggers like this: