06
Abr
10

Entidades de Classe:

Por ser uma atividade não regulamentada a fotografia sempre deixou os novos profissionais desorientados. Quanto cobrar, como garantir e resguardar os direitos do profissional? Aliás, quais são esses direitos? A quem recorrer em caso de problemas?

Não basta comprar um kit de câmera para se tornar um fotógrafo. E tão pouco basta conhecer os aspectos técnicos da produção de imagem, este é apenas o primeiro passo para quem quer viver da fotografia. É fundamental conhecer os aspectos legais e éticos associados ao trabalho e não apenas seguir a intuição ou achar que a legislação é baseada no que cada um pensa.

Existem algumas associações que podem ajudar o fotógrafo a agir com segurança e profissionalismo. Conheça algumas delas:

Arfoc: Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos.

Congrega os profissionais de imagem que prestam serviços para a imprensa. As ARFOCs são distribuídas por Estados e cada representação estadual possui um estatuto e uma tabela de preços adequada à realidade da sua região.  Essas tabelas são especialmente úteis para profissionais que prestam serviços como free-lancers e que às vezes tem dificuldades em quantificar o valor do seu trabalho. Elas são elaboradas e corrigidas através de uma planilha que leva em conta custos como depreciação do equipamento, encargos sociais, impostos, seguros, etc.

Conheça a ARFOC de São Paulo: http://www.arfoc-sp.org.br

Apijor: Associação Brasileira de Propriedade Intelectual dos Jornalistas

A Apijor tem por missão a proteção do direito autoral dos jornalistas, mas também possuí conteúdo e informações extremamente importantes para o fotógrafo de qualquer área. É fundamental conhecer a legislação de direitos do autor e não apenas “achar que” para evitar problemas com clientes ou empregadores. No site da Apijor é possível encontrar diversos modelos de contratos e outros materiais jurídicos voltados ao direito autoral. Também oferece cursos a assistência jurídica para casos de violação do direito autoral.

Conheça a Apijor: http://www.autor.org.br

Abrafoto: Associação Brasileira de Fotógrafos de Publicidade.

A Abrafoto possui um site bem didático com informações sobre direito autoral, formação de preços, seguros de equipamentos, entre muitos outros assuntos pertinentes ao dia-a-dia e a rotina de produção do profissional de fotografia.

Conheça a Abrafoto: http://www.abrafoto.com.br


0 Responses to “Entidades de Classe:”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Sobre o Autor:

Fotojornalista com trabalhos publicados em alguns dos principais jornais e revistas nacionais, tais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Istoé, entre outros.

Atualmente dirige a Agência Fotográfica Lunapress e também é docente do SENAC lecionando fotografia na unidade Jundiaí.

Colabora com diversos bancos de imagens internacionais com destaque para a iStockphotos e a Getty Image para os quais fornece principalmente imagens sobre a América Latina.

Fotografou para diversos veículos institucionais e é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de fotografia em “hight-speed” adotada pela Faculdade de Engenharia de Minas da USP para registrar o comportamento de partículas em reatores de flotação.

Imagens da América do Sul

Imagens do Brasil


%d bloggers like this: