07
Abr
10

isolando objetos em macrofotografia

Fotografias macro quase sempre apresentam dois grandes problemas: O foco crítico e interferências do fundo na composição. Vamos analisar duas soluções distintas (ou mesmo opostas) para lidar com essas dificuldades:

1. Eliminando o fundo:

Uma maneira fácil de destacar o assunto do fundo é através da subexposição. No exemplo do cogumelo a imagem foi feita utilizando uma objetiva de 105mm regulada para f51 de abertura e velocidade de 1/800s com o auxílio de um flash circular.

Com valores assim tão baixos o flash iluminou o cogumelo, mas a luz do ambiente não foi suficiente para ser registrada e o fundo ficou completamente preto destacando o primeiro plano. Esse efeito pode ser conseguido mesmo sob a luz do dia e apresenta outra vantagem: a pequena abertura proporciona um foco nítido em todo o primeiro plano.

Se você não possui um flash circular pode utilizar um flash comum ligado à câmera por um cabo remoto de disparo. Lembre-se de que acessórios como os tubos de extensão e foles diminuem a luminosidade das objetivas e podem colaborar para que o efeito de subexposição do fundo seja mais efetivo.

2.   Desfocando o fundo:

No caso da cigarra a solução encontrada é oposta a anterior. Foi utilizada uma lente de 50mm com anel reversor e uma grande abertura para selecionar o foco apenas no olho do inseto pra valorizar o seu peso na composição. Dessa forma o fundo completamente desfocado gerou um borrão, mas cuja forma e luminosidade contribuem para dar vida à imagem. Assim uma desvantagem – o foco crítico da lente de 50mm com uma grande abertura – foi transformada em vantagem.


0 Responses to “isolando objetos em macrofotografia”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Sobre o Autor:

Fotojornalista com trabalhos publicados em alguns dos principais jornais e revistas nacionais, tais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Istoé, entre outros.

Atualmente dirige a Agência Fotográfica Lunapress e também é docente do SENAC lecionando fotografia na unidade Jundiaí.

Colabora com diversos bancos de imagens internacionais com destaque para a iStockphotos e a Getty Image para os quais fornece principalmente imagens sobre a América Latina.

Fotografou para diversos veículos institucionais e é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de fotografia em “hight-speed” adotada pela Faculdade de Engenharia de Minas da USP para registrar o comportamento de partículas em reatores de flotação.

Imagens da América do Sul

Imagens do Brasil


%d bloggers like this: