16
Abr
10

Ninguém compra fotografias

Se você pretende seguir a carreira de fotógrafo deve ter considerado que o dinheiro que entra no bolso de um fotógrafo provém da venda das suas fotografias. E parece um tanto quanto óbvio que o caminho para viver da fotografia é vender fotografias.

Mas vou contar um segredo em primeira mão: Ninguém, absolutamente ninguém compra fotografias! Aliás, em todo mundo, em toda forma de comércio ou prestação de serviços, só existe um artigo a venda: Chama-se SOLUÇÃO. Nenhuma pessoa na face da Terra compra algo que não seja uma solução para um problema.

Pense bem: Quando você entra numa lanchonete e pede um sanduíche o que acontece? Você tem um problema: “fome” e a lanchonete lhe oferece uma solução: “alimento”. Esse exemplo um tanto óbvio pode ser aplicado para qualquer tipo de situação: Se você comprou um carro, ele é a solução para o seu problema de locomoção, um ingresso para uma partida de futebol? Uma solução para aproveitar o seu dia de folga, um simples alfinete? Uma solução para prender alguma coisa.

Mesmo uma compra por impulso, mesmo o milésimo par de sapatos de uma mulher, tudo isso sempre será uma solução para um problema. Acontece que nem todo problema é objetivo como na relação fome x comida. Problemas podem ser sutis ou mesmo imaginários, mas ainda assim são problemas. Portanto se você comprou algo absolutamente dispensável e que não vai precisar, o ato da compra foi usado para resolver um problema de status, compensação, insegurança ou coisa parecida. Comprar, de alguma forma, foi uma ferramenta para você se sentir melhor. E se você precisava se sentir melhor é porque tinha um problema!

Não vou entrar no mérito sobre se isso é bom ou ruim, certo ou errado, mas o fato é que é assim que a nossa sociedade funciona.

E com a fotografia não é diferente: Uma foto vendida para um jornal resolve um problema de informação. Um parafuso fotografado para um catálogo resolve um problema de divulgação do produto e até mesmo uma noiva fotografada em um altar resolve o problema de ter aquele momento importante eternizado.

Ninguém irá comprar suas fotografias apenas por elas serem lindas, perfeitas, criativas ou maravilhosas. Portanto quando um cliente ligar para você tente identificar qual o problema dele e como você pode ajudá-lo a encontrar uma solução para ele. Esse é o único argumento de vendas realmente eficiente.


0 Responses to “Ninguém compra fotografias”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Sobre o Autor:

Fotojornalista com trabalhos publicados em alguns dos principais jornais e revistas nacionais, tais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Istoé, entre outros.

Atualmente dirige a Agência Fotográfica Lunapress e também é docente do SENAC lecionando fotografia na unidade Jundiaí.

Colabora com diversos bancos de imagens internacionais com destaque para a iStockphotos e a Getty Image para os quais fornece principalmente imagens sobre a América Latina.

Fotografou para diversos veículos institucionais e é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de fotografia em “hight-speed” adotada pela Faculdade de Engenharia de Minas da USP para registrar o comportamento de partículas em reatores de flotação.

Imagens da América do Sul

Imagens do Brasil


%d bloggers like this: